Esta pesquisa contempla o projeto, a construção e a instalação otimizada de equipamentos Reator a Núcleo Saturado, numa rede de distribuição de 34,5 kV, visando o atendimento aos padrões de suprimento. Este desenvolvimento trata-se, de fato, de uma inovação do tipo Cabeça de Série e propõe melhorias no projeto de reatores via técnicas de otimização, inteligência artificial e modelagem em software de elementos finitos, além de estabelecimento de uma metodologia computacional para alocação ótima dos reatores visando a minimização quantitativa destes dispositivos e respectivas potências nominais para cumprimento dos padrões de suprimento da Neoenergia Coelba e Neoenergia Brasília.
Integrantes:
Paulo Henrique Oliveira Rezende (coordenador)
Ivan Nunes Santos
Carlos Eduardo Tavares
José Carlos de Oliveira
Isaque Nogueira Gondim
Fabricio Parra Santilio
Vinícius Henrique Farias Brito
Humberto Cunha de Oliveira
Ábner Cezar Peres Pacheco
Luciano Jorge Menezes
João Areis Ferreira Barbosa Júnior
Camilla de Sousa Chaves
Elise Saraiva
Financiador: Neoenergia – Auxílio financeiro.
Projeto aprovado no âmbito da Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/CENTROS TEMÁTICOS 2023, no edital para seleção pública de propostas para apoio a Centros Nacionais de Infraestrutura Científica e Tecnológica de caráter temático nas áreas de transição energética, transição ecológica, tranformação digital, saúde e defesa.
Integrantes:
Ivan Nunes Santos
Guilherme Resende Corrêa
Antônio Otávio de Toledo Patrocínio (coordenador)
Carla Eporina Hori
Alexandre Marletta
Marcelo Braga dos Santos
Solidônio Rodrigues de Carvalho
José Daniel Biasoli de Mello
Roberto Hiroki Miwa
Miria Hespanhol Miranda Reis
Financiador: FINEP – Auxílio financeiro.
Verifica-se, atualmente, um grande crescimento no número de conexões de parques eólicos e complexos fotovoltaicos, sendo também considerável, o aumento da injeção de potência por partes deste tipo de geração renovável no sistema elétrico brasileiro, seja por meio de grandes empreendimentos (fazendas e parques), seja através da chamada geração distribuída (micro e mini). Sabe-se que tais arranjos, quando trifásicos, são caracterizados por possuírem conversores eletrônicos para o interfaceamento desta tecnologia com a rede da concessionária de transmissão ou distribuição. Estes conversores trifásicos geram, devidos às suas características intrínsecas, harmônicos de composição 6k+/-1, ou seja, harmônicos de 5ª, 7ª, 11ª, 13ª, 17ª, 19ª ordens, etc. Todavia, percebe-se, por meio de medições em campo, que além destes harmônicos ditos característicos tem-se, comumente, encontrado harmônicos de 2ª, 3ª, 4ª e outras ordens ou ainda inter-harmônicos. Estes são conhecido como harmônicos não característicos. Tais harmônicos requerem alguns cuidados especiais, haja vista que a maioria dos sistemas de filtragem, num primeiro momento, não os consideram para efeito de mitigação. O presente estudo pretende explorar a geração destes harmônicos não característicos em parques eólicos e complexos fotovoltaicos, suas causas, seus efeitos e também sua propagação.
Integrantes:
Ivan Nunes Santos(coordenador)
Arnaldo José Pereira Rosentino Júnior
Camilla Sousa Chaves
Celso Rosa de Azevedo Júnior
Raquel Filliagi Gregory
Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Projeto de P&D entre as empresas UFU, TCE Engenharia e CEB (Companhia Energética de Brasília) com vistas ao desenvolvimento de um novo conceito de subestação elétrica subterrânea, que visa preencher lacunas ainda existentes nos sistemas de distribuição subterrâneos. Tais como segurança da instalação, modernização dos equipamentos no contexto de redes elétricas inteligentes e a própria diminuição no tempo de implantação das subestações subterrâneas, bem como dos custos dos equipamentos empregados.
Integrantes da Equipe Atual:
Ivan Nunes Santos(coordenador)
Alan Petrônio Pinheiro
Antônio Carlos Delaiba
Arnaldo José Pereira Rosentino Júnior
Bárbara Morais Gianesini
Camila de Oliveira Dias
Celso Rosa de Azevedo Júnior
Cinara Fagundes
Elder Vicente de Paulo Sobrinho
Hélder de Paula
Hermano Santos Costa
Julliano Henrique Santos de Faria
Laura Rita Maria
Luciano Jorge Menezes
Paulo Henrique Oliveira Rezende
Renato Ferreira Fernandes Júnior
Vinícius Henrique Farias Brito
Financiador: Companhia Energética de Brasília