Os instrumentos de medição representam segurança no trabalho e deles dependem a qualidade e a correta especificação no fornecimento da eletricidade. Podemos citar alguns como: multímetros, osciloscópios, wattímetros, voltímetros, amperímetros, alicate amperímetro.
Protótipo de um parque eólico, representando uma unidade de geração eólica, constituído por um inversor trifásico de 10kVA, transformador de acoplamento, microcontrolador, filtro LCL. Seu papel principal é inverter a energia elétrica vinda da energia eólica (que é CC e proveniente de uma fonte programável CSW5550) em CA.
As funções de controle e operacional fornecem um alto grau de versatilidade de aplicação e facilidade de uso para o engenheiro de teste. As aplicações variam desde conversão de frequência simples, controlada manualmente até testes de imunidade harmônica e simulação transitória sofisticada. A principal aplicação dessa fonte em nosso laboratório está relacionada à geração de energia fotovoltaica. Visto que através da mesma, é possível emular o comportamento de diversos painéis solares disponíveis no mercado.
É um equipamento capaz de controlar a velocidade e a potência do motor elétrico, variando a tensão elétrica e a frequência.
São equipamentos utilizados na transformação de valores de tensão e corrente, além de serem usados na modificação de impedâncias em circuitos elétricos. Seu princípio de funcionamento é baseado nas leis de Faraday e Lenz.
Motores de indução trifásicos, também conhecidos como MIT, são amplamente utilizados no ambiente industrial por conseguirem atender grande diversidade de cargas. Destacam-se também por serem relativamente baratos além de exigirem pouca manutenção.
Além de fornecer tensões senoidais com baixa distorção harmônica, também possibilita a variação da tensão e da frequência em uma ampla faixa, permitindo ao usuário alimentar cargas com formas de onda senoidais nas diversas condições de alimentação que o seu projeto necessite.
As fontes trifásicas são indispensáveis para o estudo da qualidade da energia elétrica. Possibilitam ao usuário alterar parâmetros na geração de uma determinada forma de onda como forma, amplitude e frequência.
Apresenta a capacidade de medir a qualidade do abastecimento, intensidade e eventuais falhas que possam colocar em risco o fornecimento no local. Além disso, permite captar os eventos de tensão e gerar relatórios precisos sobre a situação, assim como registrar e armazenar dados por longos períodos. Também permite a obtenção dos dados de distorção harmônica, fator de potência, elevações e quedas de tensão.
É capaz de exibir uma visão geral do consumo e da qualidade da energia elétrica com alta precisão e desempenho, possibilitando o usuário a tomar decisões rápidas e efetivas. Permite também gravar distúrbios de tensão e de falha, sendo ambos os registros bem detalhados e extensivos.
Apresentam características importantes como acoplamento de estágios para receptores, sintonia RF e são mais efetivos para frequências baixas.
Permitem a variação de resistência elétrica em um determinado circuito elétrico. Já os reatores são um tipo de limitador de corrente alternada, sendo composto de um núcleo de material ferromagnético e envolvido por bobinas de fio de cobre.
O sistema conta com projetor, tela retrátil, caixa de som e câmera de alta definição. O mesmo é utilizado para realização de videoconferências com diversas pessoas fora do laboratório. Além disso, o mesmo é utilizado durante reuniões quando é necessária visibilidade maior de alguma apresentação.